sábado, 18 de julho de 2009

Harry Potter and the Half-Blood Prince

O sexto filme da série Harry Potter, "Harry Potter e o Enígma do Príncipe" é obviamente uma decepção para quem leu o livro e esperava no mínimo 3 horas de filme.

Os efeitos especiais são ótimos, especialmente em cenas como as que Harry, interpretado pelo britânico Daniel Radcliffe, aparata com Dumbledore (Michael Gambon) e as que ele entra na Penseira, uma espécie de bacia mágica onde é possível ver as memórias alheias.

A montagem do filme perdeu bastante e a história foi bem condensada. A versão original do livro, em inglês, tem cerca de 607 páginas e a tradução para o português cerca de 510. Por ser uma trama mais complexa e necessitar de mínimas explicações prévias, as 2 horas aproximadas de filme ficaram um pouco corridas demais, parecendo que tudo acontece num dia só e com fatos poucos esclarecidos.

Se comparada aos filmes anteriores da série, a fotografia não me pareceu grande coisa. Ressalva para a cena em que Harry e Dumbledore estão para entrar na caverna e a cena seguinte, quando já estão dentro. Muito bem feitas, fato. Já os "inferi", mortos vivos que os esperavam dentro da caverna, foram representados de uma forma bem diferente do que a maioria tinha imaginado; pareciam mais um bando de sméagols, do Senhor dos Anéis. Deveras bizarro.

Anyway, Daniel Radcliffe e Emma Watson, que interpreta a Hermione, são tão expressivos quanto um bule. Harry Potter quando está triste tem a mesmíssima expressão na face de quando está feliz ou irritado. Hermione chora de um jeito tão fake que dá vergonha alheia. Rupert Grint se salva, talvez pelo fato do seu personagem ser mais maleável, menos sério, o que provavelmente possibilita que o ator flua melhor. A cena da morte do Dumbledore é tri clichê, o cara cai da Torre da Astronomia ou whatever seja aquilo num jogo de câmeras mega manjado. Um dos únicos atores que demonstrou alguma expressão e competência no ofício foi Tom Felton, que interpreta Draco Malfoy

Tendo em vista que Harry Potter and the Half-Blood Prince é uma transição entre o 5º livro e o desfecho da série, eu não esperava um filme muito explicativo ou sequer realmente bom. Mas também acho que a direção poderia ter se esforçado mais. Uma série que tem um custo de produção tão alto quanto HP não pode deixar a peteca cair na reta final do trabalho.
Harry Potter and the Half-Blood Prince tem efeitos especiais ótimos, mas o roteiro é fraco, várias cenas cortadas, romance demais, trama a toque de caixa, atores parecem cansados, enfim...

Aos fãs resta aguardar o próximo e último filme, que tem previsão de estréia no ano que vem.




Ficha Técnica

Título: Harry Potter e o Enígma do Príncipe
Título Original: Harry Potter and the Half-Blood Prince
Gênero: Aventura
Pais/Ano: Estados Unidos e Reino Unido/2009
Direção: David Yates
Produção: David Heyman, David Barron
Roteiro: Steve Kloves
Duração: 153 min

Nenhum comentário:

Postar um comentário